Hwangtae Gui 황태구이

Tradução da matéria publicada no Korea Magazine 1701 Por Cynthia Yoo

Do oceano para o prato, o Polaca do Alasca faz uma fascinante viagem.

Myeongtae, ou Polaca do Alasca, é um peixe maravilhosamente versátil e apreciado pelos coreanos em diversas ocasiões. Os coreanos aproveitam o nogari* (노가리), ou myeongtae (명태) jovem, para consumir como anju** (안주) com makgeolli 막걸리 ou cerveja. Hwangtaeguk (황태국), feito com myeongtae desidratado pelo frio, é a popular sopa que cura ressaca. Myeongtae poder ser desidratado, despedaçado, cozido no vapor ou assado para abrir caminho para qualquer mesa coreana. Não é se admirar que é frequentemente descrito como o peixe nacional.

18153831large
황태 Hwangtae

Muitas vezes há algum debate sobre as diferenças entre hwangtae (황태) e bugeo (북어) como ambas as formas de secas de myeongtae (명태), mas o processo de desidratação por congelamento para hwangtae é um tanto específico. Hwangtae é feito na província de Gangwon-do (강원도) durante o inverno, começando em dezembro. Isso é possível pois Gangwon-do possui as três coisas necessárias para transformar o myeongtae em hwangtae: vento, neve e baixas temperaturas. Recém-capturados, os myeongtae são limpos e levados para congelar imediatamente pendurados em troncos longos no qual são deixados pelo resto do inverno. O peixe na realidade é descongelado e recongelado diversas vezes durante o inverno. As montanhas de Gangwon-do são ideiais para a produção de hwangtae devido as suas variações de temperatura e ventos frios.  A carne do peixe se expande e encolhe à medida que a temperatura varia e isso faz com que a carne fique mais macia. Os coreanos valorizam a textura dourada e fofa do hwangtae que vem dessa forma específica de preparo. O passo final acontece em março, quando o hwangtae seco é envelhecido por um mês, ou mais, antes de ser vendido.

Em contrapartida, o bugeo é seco por mais tempo perto da costa. É mais rígido e mais quebradiço, mas também é valorizado pela sua taxa nutricional e sabor único.

2312
북어 Bugeo

O hwangtae assado, ou hwangtae gui , pode ser feito com gochujang ou molho de soja, ambos são maravilhosos. Hwangtae desfiado pode ser temperado com um molho de gochujang para fazer um popular banchan.

Os coreanos não só amam o sabor salgado do peixe seco, como também acreditam serem ricos em nutrientes. Hwangtae contém muita proteína, possui um alto nível de nutrientes e baixo nível de colesterol. É rico em amino ácido, particularmente em metionina, no qual acreditam ajudar no funcionamento do fígado.

* nogari, ou 노가리, é uma espécie de peixe vendido mais barato.

** anju, ou 안주, é um termo geral para petiscos.

Fonte: Korea Magazine 1701

Foto capa: 스카이

Deixe um comentário