Flavor Born of Snow, Wind and Cold

Tradução do artigo da Korea Magazine.

Sabor nascido da neve, vento e frio

O famoso Polaca do Alasca* seco de Pyeongchang, ou  Hwangtae 황태, é um presente culinário da natureza

Por Robert Koehler

Se tem um prato que Pyeongchang está mais intimamente associado, é o Polaca do Alasca seco, ou Hwangtae 황태.

Hwangtae foi originalmente uma espacialidade da área de Wonsan, o que hoje é o norte da Coreia. As regiões frias, nevadas e ventosas do norte da coreia cederam espaço para o processo de desidratação pelo frio do polaca do Alasca pescado em águas frias do Mar do Leste (ou Mar do Japão). Durante a Guerra das Coreias, muitas pessoas de região de Wonsan fugiram para o sul, onde se estabeleceram na região montanhosa da região da província de Gangwon-do, no qual não era somente perto da Coreia do Norte, como também possuía a topografia e o clima similar. Nas cidades como Pyeongchang, Inje e Goseong, eles fazem deokjang – fazenda onde possuem suportes de madeira simples (lembram um pouco os pergolados), onde o polaca recém pescado é eviscerado e pendurado aos milhares para congelar seco no frio e no vento.

Em Daegwallyeong, na região de Pyeongchang, há um planalto de terras altas famoso por sua espessa camada de neve e ferozes ventos de inverno. Você pode encontrar muitos deokjangs 덕장 perto da aldeia de Hoenggye-ri 횡계. O mais conhecido é a vila de Hwangtaedeokjang 황태덕장, parecendo uma coleção de fazendas, perto do canal de Songcheon.

koreanet_photo-PK2003-01-11-L
Aldeia de Hoenggye 횡계마을황태덕장

Se você olhar de longe os suportes de madeira onde os peixes ficam dispostos para secar, simples, além das colinas brancas de neve e o azul de cobalto do céu de inverno coreano acima, transformam em uma visão belíssima.

Demora cerca de três a quatro meses – dezembro a março ou abril – para transformar um polaca recém pescado (hoje em dia capturado principalmente nas águas frias da Rússia) em hwangtae 황태. As vísceras são retiradas nos portos de pesca da costa do Mar do Leste, como por exemplo no porto da cidade de Jumunjin, um dos maiores portos do litoral leste. São então enviados imediatamente para o deokjang 덕장 do Daewallyeong, onde os trabalhadores os penduram nas prateleiras de madeira. Durante a noite as temperaturas noturnas no daewallyeong freqüentemente caem abaixo – 10º C, fazendo com que os peixes congelem. Durante o dia ele descongela e congela novamente durante à noite. Este processo de congelamento e descongelamento repetidos, que continua até os ventos da primavera começarem a soprar, não serve só para secar a carne, mas também para deixar a carne mais macia enquanto o peixe se encolhe e se expande. Também transforma a carne em uma linda cor dourada. É importante que o peixe permaneça seco durante todo o processo. Enquanto a neve não representa uma ameaça, a chuva pode estragar a carne. Em março, os peixes secos são embalados em sacos de rede e são deixados para envelhecer por mais um mês. Depois eles são enviados para mercados, restaurantes e lojas em todo o país para serem saboreados pelas pessoas.

Rico, saboroso e saudável

Hwangtae tem um sabor rico e uma textura macia. Por isso, pode ser usado de várias na culinária.

Um dos pratos mais populares é hwangtae grelhado, ou hwangtae-gui 황태구이. O peixe é dividido, aberto e pincelado com baste de molho de soja e óleo de gergelim que re-hidrata a carne. Então a carne é pincelada com um molho de pimenta vermelha e grelhada. A carne resultante é macia, saborosa e faz o prato perfeito para acompanhar o soju.

DSC00774
Hwangtae-gui 황태구이

Hwangtae também é perfeito para ressacas. As pessoas acreditam ele é capaz limpa o corpo de toxinas e protege o fígado. Depois de uma noite inteira bebendo, nada faz você se sentir melhor do que uma bela tigela de sopa de hwangtae para curar ressaca, ou um hwangtae haejangguk 황태해장국. A carne de hwangtae hidratada é cozida em uma sopa rica e saudável preparada com tofu fermentado, cogumelos, brotos de feijão, molho de camarão, sal, pimenta e outros temperos. Uma tigela disso certamente irá afastar os micos da noite anterior.

Muitas vezes ele triturado e servido como petisco para acompanhar um cerveja ou outras bebidas alcoólicas, semelhante à forma como os amendoins são servidos em alguns bares. Você pode comprar hwangtae na maioria dos supermercados em todo o país.

Pyeongchang tem muitos restaurantes onde você pode desfrutar de pratos como hwangtae-gui e hwangtae haejangguk.

hwangtae
Hwangtae Haejangguk 황태해장국

* Nota de tradução:  Polaca do Alasca é uma nomenclatura popular para o peixe da espécie Gadus chalcogrammu. No inglês é conhecido como Alaska pollock e em coreano como Myeongtae 명태. O peixe somente é chamado de Hwangtae 황태 após passar pelo processo de desidratação.

Fonte:Korea Magazine

Foto capa: Sungjin Kim

Deixe um comentário