Ginseng 인삼

De exótica à popular, o Ginseng vem se destacando cada vez mais por ser, além de um remédio natural, uma excelente fonte de vitaminas.

Originalmente o Ginseng se refere a uma família de plantas chamada Panax, podendo ser o americano ou o vermelho/coreano. Outros também são chamados de Ginseng, pois exibem alguns benefícios notáveis para a saúde. Dentre os diversos tipos, o Ginseng Coreano é conhecido por oferecer um número maior de benefícios.

Tipos

Existem dois tipos de Panax mais conhecidos, o Ginseng Americano, ou Panax Quinquefolius, de origem indígena que cresce principalmente na região montanhosa dos Apalaches, na América do Norte. Também pode ser encontrado crescendo em algumas florestas ou cultivado em plantações nos Estados Unidos e no Canadá. O Panax Ginseng, nativo do Oriente, pode ser encontrado principalmente na China e Coreia. Foi encontrado abundantemente há alguns séculos e, por causa de sua popularidade, foi colhido ao longo dos anos até quase ser extinto. Hoje ele está disponível como uma planta cultivada.

Benefícios

O Ginseng é considerado um adaptogen e contém um ingrediente ativo chamado ginsenosideAdaptogen é um termo usado para ervas que melhoram a capacidade do corpo para se adaptar ao estresse externo e interno, geralmente fortalecendo o sistema imunológico, nervoso e glandulares. Ginsenosides é a principal substância que confere ao Ginseng as suas propriedades únicas. São encontrados em diferentes proporções dependendo de onde e como o Ginseng foi cultivado. Alguns tendem a ser estimulantes (Yang) ou relaxantes (Yin). Isso reforça as tradições que dizem que certos tipos de Ginseng são melhores do que outros para diferentes pessoas com diferentes desequilíbrios e necessidades.

Os nutrientes encontrados em suas raízes são repletos de vitamina A, C, D e complexo B. Em graus variados, pode oferecer melhoras no desempenho físico, na capacidade do corpo para se adaptar ao estresse metabólico, memória, e outros tipos de funcionamento cognitivo e na saúde celular (inflamação, radicais livres, proteger contra o câncer, entre outros).

Porém, nem todo Ginseng fornece esses benefícios. Na maior parte ele pode ser benigno, no entanto, existem estudos que mostram que existem espécies (falsos Ginsengs) que podem causar efeitos colaterais negativos se tomado em quantidades maiores do que a recomendada.

Ginseng Coreano 인삼

O Ginseng coreano é considerado um superalimento por possuir uma quantidade maior de ginsenoside; ele tem mais propriedades curativas e mais antioxidantes do que outros tipos. Antigamente, era tão apreciado que os imperadores chineses e japoneses compraram o Ginseng da Coreia e o importaram para seus países. Na época em que a Rota da Seda era usada com frequência pelos chineses e japoneses, foi cogitado a negociação da Seda Chinesa e da Prata Japonesa pelo Ginseng Coreano, de tão valioso que ele era.

O cultivo do Ginseng requer muitos elementos. Do solo argiloso, para melhor drenagem, e quatro estações bem definidas, a Coreia é o local ideal para o cultivo. É um processo muito longo, podendo levar até 6 anos até atingirem o período ideal da colheita.

Se você está procurando comprar Ginseng, certifique-se de que você está recebendo o que você está pagando, com certificado de 6 anos, cultivado na Coreia e não qualquer versão mais pobre de Ginseng. O mercado de Yagnyeong em Seul, é um dos melhores lugares para encontrar Ginseng com qualidade.

Algumas curiosidades:

– Ginseng oriental selvagem, que colocou imperadores e dinastias uns contra os outros no ano 221 a.C, não é considerado como uma erva medicinal moderna devido à sua raridade e custo, podendo chegar a 20.000 dólares por raiz, quando encontrado.

– Conhecida como “raiz humana”, além da sua aparência humana, esse formato único nos ajuda a contar sua idade.

– O “Ginseng vermelho” leva esse nome quando é processado usando vapor e calor para preservá-lo, ganhando assim, uma coloração avermelhada. Para esse processo é usado raízes mais antigas que suportam melhor o calor, dizem que o Ginseng vermelho é mais forte do que o branco. O uso do vapor leva à produção de substâncias anti-cancerígenas e anti-inflamatórias, que estão presentes apenas no Ginseng Vermelho.

– O Ginseng natura, que não sofreu nenhum processo, é chamado de “Ginseng branco”, pois é a cor natural da raiz quando colhida e cuidadosamente lavada.

Este artigo foi publicado originalmente no portal do Centro Cultural Coreano do Brasil e pode ser conferido por meio deste link brazil.korean-culture.org

2 comentários Adicione o seu

  1. myvidster.com disse:

    Unquestionably believe that which you said.
    Your favorite justification appeared to be on the internet the easiest thing to be aware of.

    I say to you, I certainly get annoyed while people
    think about worries that they plainly don’t know about. You managed to hit the
    nail upon the top and also defined out the whole
    thing without having side-effects , people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks http://www.myvidster.com/profile/JimGriffin

    1. Camila F. disse:

      Yes! Many people mistakenly think they are all the same and end up causing more harm than good to themselves.
      Thank you! Your feedback is very important for us.

Deixe um comentário