Cultura alimentar na Coreia – Por que os coreanos comem como comem?

O uso de utensílios em aço inoxidável ou a disposição dos pratos na mesa, pode contar um pouco a respeito da cultura alimentar na Coreia. Descubra como essa cozinha se desenvolveu e porque os coreanos comem como comem.

Como um dos legados mais duradouros do povo coreano, a comida se tornou um importante elemento. Não apenas para compreender o que seria uma cultura alimentar, mas também a história e o estilo de vida de seu povo.

Pesquisadores de diversas universidades coreanas estão envolvidos no estudo de preservação do legado da comida coreana saudável. Eles afirmam que dentre diversas razões: “a comida coreana se desenvolveu a partir da necessidade de preservar os alimentos durante os longos e duros invernos. Em uma terra caracterizada por frentes de oceano rochoso e montanhas acidentadas”.

Assim, “feijões salgados, peixes e vegetais foram preservados por fermentação em grandes vasos de argila”. Práticas como essas, ou ainda a do uso de talheres e outros utensílios de aço inoxidável, outrora de latão, foram aderidas a cultura alimentar na Coreia, dada a eficiência e conveniência higiênica.

Joo Young Ha, estudioso de gastro-humanidades, observou não só o curso desses hábitos alimentares coreanos, como também a mudança deles ao longo da história. A inclusão de guardanapos para apoio e proteção dos talheres em contato com a mesa durante as refeições. Ou o porquê da disposição dos pratos na mesa e a manutenção de pratos fixos e outros em rodízio.

Outra mudança na cultura alimentar coreana, foi o café. Tanto o consumo em uma sobremesa, como o ato de tomar café pós- refeição tiveram raízes na cultura ocidental. Na Coreia o chá ocupava este espaço, inclusive como um elemento digestivo. Em meados dos anos 60, o café passou ao protagonismo na mesa coreana como sobremesa, evoluindo posteriormente para espaços exclusivos. As cafeterias atualmente são de extrema popularidade no país.

A partir das pesquisas desenvolvidas pelo estudioso Joo Young Ha, processos da cozinha e do desenvolvimento da cultura alimentar na Coreia, podem ser melhor compreendidos. Estas e outras questões estão em seu mais novo livro intitulado “한국인은 왜 이렇게 먹을까?”. Que pode ser traduzido como: Porque os coreanos comem assim?.

O livro foi lançado em Janeiro de 2018, disponível apenas no idioma coreano.

Este artigo foi publicado originalmente no portal BrazilKorea e pode ser conferido no link brazilkorea.com.br

Foto capa: snackfever.com

Fonte: 1OH, S.H. et al. Preserving the Legacy of Healthy Korean Food, BrazilKorea e Korea Times

Deixe um comentário