Chás Coreanos – Como, Quando e Por quê consumir?

Os chás coreanos possuem uma história de mais de dois mil anos de presença na cultura local. Diversificados entre tipos, propriedades, aromas e sabores.

De forte influência do Budismo chinês, a prática e consumo dos chás se tornou cotidiana entre o povo coreano. Primeiro com a introdução da planta de chá indígena chinesa, que permite que chás como oolong, pue-erh, branco, verde e preto sejam desenvolvidos. Até que posteriormente os coreanos pudessem criar seus próprios chás e uma etiqueta particular de consumo. Que já foi apresentada pelo BrazilKorea AQUI!

Os chás coreanos tradicionais são classificados em quatro tipos: Chá Verde, Chá de Ervas Medicinais, Chás a base de Frutas e Chás a base de Grãos. Chás de flores, raízes, cascas e outras combinações também são classificaçoes populares.

pasted image 0

Entre os chás coreanos de ervas medicinais, destaca-se:

• 인삼차 Chá de Ginseng – Feito a partir da infusão da raiz de ginseng, é preparado sob acompanhamento de jujubas e castanhas secas originárias da Coreia. Com sabor e aroma fortemente presente, seus benefícios estão associados a recomposição do sistema imunológico; força física, relaxamento do sistema nervoso e preventivo ao câncer.

• 생강차 Chá de Gengibre – A raiz de gengibre é rica em vitamina C, excelente para a cura de gripes e resfriados. Além de auxiliar no sistema digestivo, estimular o apetite e aliviar náuseas. Comumente consumido no inverno, é de prático preparo.

• 쌍화탕 Chá de Dupla Harmonia – Feito a partir da ebulição de uma variedade de ervas, como a peônia e canela. Traz harmonia aos elementos da condição humana gi e hyeol. De cor amarronzada e sabor amargo, é consumido no inverno como um curativo para resfriados. Em casas de chá é comumente servido acompanhado de uma gema de ovo.

Chás coreanos à base de frutas:

• 유자차 Chá de Yuja – Yuja é uma fruta cítrica com sabor próximo a lima e a toranja, rica em vitamina C.  Recomendado para tosses e resfriados, pode ser consumido no verão ou no inverno, a temperaturas quentes ou frias. É um dos chás mais populares e refrescantes consumidos entre os coreanos. Feito do mix entre marmelada de yuja e água.

• 매실차 Chá de Ameixa – Feito a partir da marmelada de ameixa, servido com água quente ou fria. Oferece uma combinação doce e azeda que impulsiona a circulação digestiva. É conhecido como um excelente remédio natural para indigestão. Aliviando a azia e liberando a excreção do suco gástrico.

• 대추차 Chá de Jujuba – Rico em ferro, potássio, vitaminas A,B1 e B2, é utilizado como medicamento natural para anemia. Fraqueza no cérebro, falta de apetite e letargia também podem ser prevenidos a partir deste chá. Além de ser bom para a pele.

Chás a base de grãos:

• 율무차 Chá das Lágrimas de Jó – De textura espessa, é feito do grão assado da planta conhecida como Lágrima de Jó ou de Nossa Senhora. Servido quente, seus benefícios vão desde o combate a tumores malignos, como problemas diuréticos.

• 보리차 Chá de Cevada – Com cevada torrada fervida em água, este chá é livre de cafeína. Atua no controle de açúcar no sangue, auxilia na digestão e também na perda de peso. É comumente consumido no verão coreano.

• 옥수수차 Chá de Milho Glutinoso – Junto ao chá de cevada, o chá de milho é popularmente servido no lugar da água em muitos restaurantes coreanos. É popularmente consumido no outono ou inverno. O milho é torrado e fervido em água, adocicado e então servido.  Elimina toxinas renais, inflamações, abaixa a pressão e alivia os sintomas de pedra nos rins.

Em nossa próxima matéria conheça a respeito dos chás coreanos de flores, cascas e outras combinações.

Se estiver em Seul e quiser experienciar algum destes chás mencionados, acesse AQUI e AQUI para conferir dicas de casas de chá.

Este artigo foi publicado originalmente no portal BrazilKorea e pode ser conferido no link brazilkorea.

Foto capa: hercampus.com

Fonte: Korea Magazine, Visit Korea, Wikipedia

Deixe um comentário