Yakbap 약밥

Yakbap 약밥 ou yaksik 약식 significa literalmente “arroz medicinal” ou “refeição medicinal”. Além das propriedades nutricionais, há algo de reconfortante na combinação de texturas e sabores: doce e salgado, desde macio à consistência e crocância.

No entanto, remédio não é a primeira palavra que vem na mente das pessoas quando se trata dessa mistura de arroz e nozes, mel e molho de soja. Para muitas pessoas, yakbap é também um prato festivo. Geralmente ele é servido durante o Jeongwol Daeboreum 정월 대보름, feriado que celebra a primeira lua cheia do ano novo, no décimo quinto dia do primeiro mês do calendário lunar. É também servido em outras ocasiões festivas, como o dia de ano novo coreano (Seollal 설날), festival da colheita (Chuseok 추석), em festas de casamento ou em festas de aniversário de 60 anos.

De acordo com a lenda intitulada “Sageumgap 사금갑”, o rei Soji (por volta de 479 d.C. até 500 d.C.), vigésimo primeiro governante de Silla, durante uma viagem para Cheoncheonjeong no décimo ano de seu reinado (488 d.C.), foi conduzido por um corvo incomum para um lugar onde conheceu um velho. Esse velho lhe entregou um envelope alertando uma possível traição e morte. Dizem que o rei de Silla evitou a morte graças a ajuda do corvo e à carta que obteve do homem. A fim de comemorar e agradecer este milagre, foi realizado um ritual onde ofereceram um bolo de arroz glutinoso escuro, que na época chamava chalbap 찰밥, em honra ao corvo. Esse dia passou a ser chamado de Ogiil 오기일 (Crow Memorial Day).

Ambos, o prato e o feriado, permaneceram entre as pessoas que continuaram o celebrando.

Como o Chalbap 찰밥 transformou-se em Yakbap 약밥

Uma das características do arroz glutinoso (chapssal 찹쌀) é ser grudento (chalgi 찰기) quando cozido. Dessa forma, quando cozido ele passa a se chamar chalbap 찰밥.

As nozes, mel, castanhas e outros ingredientes foram adicionados na receita na era de Goryeo. Textos da era de Joseon apontam que, tanto o mel quanto os medicamentos eram referenciados naquela época como yak 약. Por isso, o arroz glutinoso misturado com mel passou a ser chamado de yakbap 약밥. Isso também explica o porquê do bolo de arroz com mel frito, ser chamado de Yakgwa 약와 e o vinho de mel com sarraceno ser chamado de Yakju 약주.

Alimento saudável

Apesar de não ser um remédio, o yakbap é um prato muito saudável e, por ser recheado com nozes, sementes e frutas secas, possui uma variedade de propriedades medicinais. As nozes e sementes possuem gorduras insaturadas saudáveis, fibras, proteínas, antioxidante e estanol vegetal* que ajuda a baixar o colesterol.

Também foi notado que a mistura de jujuba, castanhas, pinhões e óleo de gergelim* fortalece a circulação e ajuda no tratamento de doenças de pele.

O que faz o yakbap tão popular, no entanto, é devido ao fato de ser cheio de sabor e textura. Mel e óleo de gergelim oferecem uma riqueza de sabor e doçura. As jujubas, castanhas e pinhões acrescentam uma textura crocante e macia ao arroz. Esse alimento complexo requer muito cuidado e atenção, e por isso, antigamente se levava mais de cinco horas do começo ao fim do preparado. Hoje, graças a evolução dos utensílios culinários, é possível economizar algumas horas.

Foto capa: 62life.com

Fonte: Korea Magazine, Encyclopedia of Korean Folk CultureEncyclopedia of Korean Seasonal Customs

Deixe um comentário