Siraegi 시래기

Quando os vegetais ficavam escassos no inverno, as pessoas compartilhavam seus estoques de vegetais secos. Um deles é a folha seca do nabo, o siraegi 시래기. Mesmo sendo menos comum hoje em dia, apesar de você encontrar pacotes de siraegi 시래기 nos mercados, ainda é possível ver folhas penduradas do lado de fora das casas em vilarejos mais antigos.

CSYC7943.jpg

A província de Gangwon 강원 não é só famosa pelo hwangtae 황태, o cultivo de siraegi 시래기 também é uma das especialidades da região por conta das suas características geográficas. Durante o período de escassez de alimento da Coreia, a região de Gangwon sofreu muito, principalmente no inverno. Muitas pessoas morreram de fome e para parte das que sobreviviam, o siraegi era um dos poucos alimentos disponíveis.

“No inverno é muito comum encontrar siraegi na mesa das pessoas. Siraegi com arroz, sopa de siraegi com doenjang, costela de porco com siraegi, cavala com siraegi… Ele vai em quase todos os pratos” conta Gyeong Ja Yeom. “Eu cresci aqui (Província de Gangwon). Antigamente as mulheres faziam siraegi pendurando as folhas do nabo durante o outono debaixo dos telhados. Ele é bem mais macio hoje em dia do que era no passado” continua. Seu marido, Chang Seong Choi complementa “O arroz com siraegi me faz lembrar da comida que a minha mãe costumava fazer na época em que as coisas estavam difíceis.”

Durante o Kimjang – período em que as famílias se encontram para produzir grandes quantidades de kimchi utilizando acelga e nabo – as folhas que sobram não são descartadas. As folhas da acelga são desidratadas e passam a se chamar woogeoji (우거지), enquanto as folhas de nabo são penduradas em lugares bem ventilados longe do sol e passam a se chamar siraegi. Normalmente ficam secando de 2 a 3 meses para serem usadas no inverno.

O siraegi é rico em ferro, fósforo, ácido fólico, cálcio, vitamina A, B1 e C. Ele ajuda na diminuição da fadiga e nas altas taxas de açúcar no sangue, atuando como um preventivo da diabetes. Aumenta a imunidade e funciona como um diurético natural, além de ser ótimo para quem tem constipação, pois as fibras ajudam no processo digestivo. Alivia os sintomas do reumatismo e, ao misturar o pó das folhas secas com água, forma uma pasta que é ótima contra inflamações.

Possui o cheiro de folhas do outono com um toque de tabaco seco. Quando não estão totalmente cozidas ou quando não está descascado, é meio amadeirado com uma textura mastigável, e conforme o tempo de cozimento, vai ganhando maciez, enquanto o caule permanece com a textura mastigável apesar de mais suave.

Os coreanos também usam o siraegi para fazem mingau 시래기죽, sopa 시래기국, arroz 시래기밥, banchan como o namul 나물 e até mesmo com tteok 떡.

Quando for comprar, evite os que tem as folhas amareladas. O sabor e textura dele depende de quando ele é colhido e como ele foi seco. Um bom siraegi deve vir de nabos colhidos depois da primeira geada, mas as folhas amarelas significam que eles foram colhidos antes da primeira geada e serão mais firmes. Ele também deve ser seco longe do contato direto do sol para que ele mantenha a clorofila. Procure por folhas verdes e evite os caules muito largos. Você também pode comprar nos mercados já deixado de molho e descascado em sacos, onde normalmente são armazenados na parte refrigerada e podem ser usados em até 3 dias.

A melhor forma de prepará-lo é deixando-o de molho em uma vasilha grande com água morna da noite para o dia. Dependendo de como seu siraegi foi seco, você pode deixá-lo de molho por até 24 horas. Tente mudar a água do molho a cada duas ou três horas. Quando estiver pronto, os caules e as folhas devem estar de alguma forma mais robustos.

Depois de deixar molho, passe em água corrente gelada. Ferva ele em uma boa quantidade de água de 1 a 2 horas, até ficar macio, então passe em água corrente gelada novamente. Se o caule estiver muito grosso e grande, cheque para ver se ele é muito fibroso. Você pode precisar descascar uma camada fina dos caules antes de cozinhar.

As folhas secas podem ser estocadas por até 3 anos em ambientes frios e secos. Se você quiser preparar com antecedência, pode deixá-lo de molho, ferver e congela-lo em porções pequenas.

Foto capa: 10000recipe

Fonte: Bburi Kitchen, Lybrate.comArirang TV Hansik of the day, Arirang TV In Frame

Leave a Reply