Frango Frito – 치킨

ORIGEM DO FRANGO FRITO

Em todo o mundo é possível experienciar culturas, técnicas e sabores distintos de frango frito e talvez por isso não haja um consenso entre estudiosos a respeito de sua origem. Entretanto, remontando a história, duas são as principais regiões onde possivelmente o mesmo surgiu.

A técnica de fritura em que o alimento é envolto por uma espécie de massa, popular na Idade Média, pode ser um dos indícios da origem do frango frito. E aqui, tanto escoceses como povos da África ocidental se dividem entre os primeiros a realizarem este tipo de fritura com o frango. Por um lado os escoceses que não costumavam utilizar temperos no preparo, enquanto os povos africanos sim.

Estas tradições culinárias, influenciaram fortemente a cultura de preparo e consumo do frango frito nos Estados Unidos. Que foram ressignificadas pelos escravos africanos e afro americanos no sul dos Estados Unidos,  onde se desenvolveu então uma forte tradição que permitiu a criação de variedades por todo o pais e outras influências no mundo.

SURGIMENTO NA COREIA

Até meados de 1940, o modo como os coreanos consumiam o frango estava associado principalmente a ensopados e cozidos. Porém de 1940 a 1950, com a chegada das tropas americanas a Coreia, imergem as primeiras menções de consumo de frango frito. Sendo duas as principais teorias desta chegada. Uma delas caminha para a ideia de que era época de celebração do Dia de Ação de Graças,  e como não havia peru para compor a refeição preparada pelos soldados americanos, susbtituiram pelo frango. Eles fritaram assim os frangos e compartilharam juntamente a tropa coreana. A outra, segue a história de que soldados norte americanos montaram pequenas barracas de frango frito americano em cidades como Busan, Seul, Songtan e Pyeongtaek, comercializando principalmente entre os soldados coreanos como um tipo de alimento de baixo custo, capaz de fornecer fonte de energia suficiente para suportar as jornada militar.

Suposições a parte, apesar da versão americana de frango frito ter despertado o paladar de muitos naquele momento, só alguns anos depois é que o frango frito de fato ascendeu em popularidade entre os coreanos.

Em 1960, período em que a Coreia passava por uma crescente instabilidade econômica e a renda familiar era baixa, o frango possuía um custo elevado e, por isso, seu consumo era limitado. Nesta mesma época, entretanto, chegava ao país, o conceito do forno rotativo e com ele, a ideia de frango assado por longas horas no maquinário passou a ser considerada. Apostando nessa inovação, foi aberto o Myeongdong Yeong Yang Center 명동 영양 센타*, um restaurante especializado em receitas com frango, que tornou seu carro chef o frango assado. Que possuia uma crosta crocante, pouco oleosa e de sabor único. E apesar do frango à epoca, não ser acessível no quesito custo, o formato e sabor, caiu no gosto popular.

Por muitos anos, esse formato de frango foi tido como um item de luxo na mesa dos coreanos. Sendo consumido principalmente quando os pais recebiam o pagamento do mês ou ainda quando queriam celebrar um momento familiar. O frango era levado para casa, envolto em uma sacola amarela, e por isso ficou conhecido como 노란 봉투 통닭. Em 1970, com uma política de desenvolvimento social e econômico, a renda familiar voltou a crescer, os itens de cesta básica tem seu custo barateado, como por exemplo o óleo de cozinha. A produção doméstica de frango começa a crescer e o consumo ganha acessibilidade popular. E assim, em 1977, surge a primeira franquia coreana de frango frito.

VARIEDADES DO FRANGO FRITO COREANO

O frango frito tradicional coreano pode ser chamado como Huraideu 후라이드 ou apenas Chikin 치킨.  Já o frango frito temperado, é intitulado Yangnyeom Chicken 양념치킨, e é selado com uma camada agridoce e picante com base na pasta de pimenta, o gochujang. Outra variedade muito consumida é o Ganjang Chicken 간장 치킨, com molho a base de soja e um toque sutil de alho. Além do Padak 파닭, que é nada menos que um frango frito com cobertura de cebolinha ralada.

O frango frito coreano, pode ser ainda dividido por estilos, sendo eles, o Tongdak 통닭, que é o estilo tradicional servido nos anos 70, inteiro. Ou ainda o Sunsal Chicken 순살 치킨, que é servido desossado.

FRANGO FRITO COREANO X FRANGO FRITO AMERICANO

Entre as principais diferenças entre o frango frito coreano e o frango frito americano, está:
COREANO

  • Frango de porte menor, com carne mais macia. Originalmente frito e então cortado e servido em pedaços menores. Todas as partes eram submetidas a mesma quantidade de calor e eram fritas igualmente.
  • Frito duas vezes, conferindo uma camada fina, quase transparente e de muita crocância.
  • Pele mais fina, crocante e menos oleosa.
  • Possui acompanhamentos como o Dongchimi 동치미 – kimchi de rabanete.

AMERICANO

  • Frango de porte maior, com carne mais densa e que impede a possibilidade de ser frito inteiro, e servido com a mesma qualidade.
  • Frito apenas uma vez.
  • Pele espessa, com crocância, porém mais oleosa.
  • Tradicionalmente não possui acompanhamentos.

FRANQUIAS

A primeira franquia de frango frito, Lim’s Chicken, abriu as portas no porão da Shinsegae Department Store, em Chungmu-ro, Seul, sob o comando de Yu Seok Ho. Seis a sete pedaços de frango eram vendidos de ₩280 a ₩330. Dois anos depois, a rede de fast food Lotteria incluiu em seu cardápio, a venda de peças de frango frito. O sucesso do frango frito aos poucos foi se estabelecendo e em 1980, já podia se falar de uma tendência de negócios de frango frito.

Em 1982, surge o Frango Frito Temperado 양념 치킨, que foi criado por Yang Hee Kwon da rede coreana Pelicana Chicken. Até essa época, o foco era a camada de crocância do frango, mas que muitas vezes, desafiava a mastigação de seus consumidores. Por isso, Hee Kwon desenvolveu um molho que selava o frango após ser frito. Dando maciez a sua crosta e uma nova composição de sabor, entre o picante e o adocicado. Revolucionando a indústria do frango frito.
Em 1985, a cadeia Mexican Chicken abre as portas, seguida em 90, de outras muitas como KyoChon, BBQ e Ne Ne Chicken. Cada qual atribuindo uma receita diferenciada. A KyoChon a exemplo, conquistou seu espaço com o frango frito com soja. Mais a frente combinações com cebolinha, alho, queijo e outras inovações explodiram no mercado.
Ainda hoje, a demanda que continua crescente, fez com que o número de restaurantes de frango frito na Coreia ultrapasse 36 mil. O que representa mais restaurantes de frango frito do que lojas de Mc Donalds em todo o mundo.

CHIMAEK 치맥

Chimaek – Soda dongA

Embora o consumo do frango frito na Coreia em seus primórdios não estivesse diretamente associado a bebidas, em algum momento dos anos 70, com a ascenção do chopp e de outras bebidas, passou-se a combinar a cerveja com o frango frito. Este tipo de alimento consumido acompanhado de bebidas alcoólicas, é denominado Anju 안주 e é uma prática popular na Coreia. Um exemplo é a combinação do Pajeon com o Makkoli e Samgyepsal com Soju.

Em 2002, o mundo conheceu a combinação Chimaek, através da Copa do Mundo que foi realizada na Coreia e no Japão. Além disso, o drama My Love From The Stars, foi um dos grandes responsáveis por popularizar o fenômeno, não só na China (país onde o drama fez bastante sucesso), como em diversos outros países.
Festivais temáticos de chimaek e até restaurantes especializados também se tornaram comuns na Coreia, como a franquia Bonchon Chicken que já se espalhou pelo mundo.

* Yeong Center permanece de portas abertas e é considerado uma parada obrigatória não apenas entre os coreanos, como entre estrangeiros.

Fonte de imagem: Pelicana

Fontes: 10 Mag, Ugly Delicious Ep. 6, Wikipedia, Korea Herald e New York Times

Deixe um comentário