Utensílios coreanos de mesa e cozinha

A história dos utensílios de mesa é retrospectiva ao período Neolítico, quando se desenvolveu o método alimentar a partir da pesca e caça.
Tanto as ferramentas para pesca e caça quanto os utensílios utilizados para se alimentar, eram feitos a partir da cerâmica de barro. Com forma arredondada, fundo plano e ausência de alças.
Posteriormente, o bronze e o metal foram introduzidos, assim como os ossos de animais, conchas e cascas de frutas serviram como matéria para criação de utensílios. As louças de barro foram sofisticadas, ganhando alças e se tornado cada vez mais utilizadas no cotidiano como utensílios de preparo e serviço dos alimentos.
A madeira e a laca também passaram a ser utilizadas para produção de utensílios, o que permitiu que depois se elaborassem padrões que passaram a ser gravados nas louças durante o Período dos Três Reinos.
Os utensílios de mesa tornaram-se diversificados em termos de materiais e tipos, devido ao sistema social separado por camadas da sociedade. Essas distinções eram também percebidas para além da cozinha e dos utensílios de mesa, e se manifestavam também como códigos sociais nas vestimentas, nas estruturas das casas e etc.

Além das peças de barro e verniz tradicionalmente utilizadas em épocas anteriores, o ouro e a prata passaram a ser requeridos para uso no revestimento dos utensílios utilizados pelos nobres. Enquanto fontes de elementos menos prestigiadas, eram utilizadas para a feitura de utensílios para as camadas mais populares da sociedade.

O Reino de Silla introduziu uma cerâmica mais sofisticada no que se refere a olaria. A louça passou a ser mais leve e graciosa. Com cozimento em temperaturas mais altas com o uso do sal, passou a obter tons mais acinzentados ao invés de marrons.
Enquanto os utensílios de mesa de Goryo eram feitos de ferro, porcelana e latão, sendo o latão excelente em sua liga, tão logo se tornou a base da feitura destes utensílios.
Na Dinastia Joseon, surgiram novas louças feitas de porcelana. A cor da porcelana branca era distinta do cinza-mangue, ao contrário do branco puro da Dinastia Ming. Os vasos de barro foram revividos e utilizados para armazenamento de Kimchi. E, por isso, diz-se que a Dinastia Joseon foi um período de grande importância no que se refere a consolidação de uma formatação de utensílios de mesa como hoje são conhecidos. Que estão estruturados a partir de diferentes tipos e funções, como para cozinhar, armazenar e fermentar.

LOUÇAS

반기
O Bangi é uma espécie de tigela acompanhada de tampa, utilizada para servir arroz. Muitas vezes é possível encontrar símbolos com caracteres de bom presságio gravados em sua tampa.
É dividido em três tamanhos, grande, médio e pequeno. Sendo o primeiro para adultos e o último para bebês ou crianças pequenas. E pode ser utilizado para outros diferentes fins e tipos a depender da estação do ano.

조반기
É um recipiente utilizado para servir mingau ou papinhas. Os Jobangis em geral são feitos de latão e bronze, e podem possuir tampas lisas ou com suporte para abrir.

대접
É um recipiente utilizado para servir sopas e chás de arroz (숭늉). Feito comumente de latão, sucata de latão, metal ou prata. Dentre os tipos de 대접, o 연잎대접 possui diâmetro 1.5 vezes maior que os outros tipos.


Utilizado para servir 국수장국, 떡국, 밥, 약식 e etc, o apesar de possuir diversos tamanhos, é é fundo, de base ligeiramente plana e pode ou não possuir tampa. Sua maior versão pode ser usada para servir arroz.

반병두리
Utilizado para servir 국수장국, 떡국 e 비빔밥, o 반병두리 é muito parecido com o 합, mas não possui tampa e seu fundo é ainda mais plano e achatado. Entre os materiais que é feito, está o latão e a prata.

바리때
Também conhecido como 바리, é utilizado para armazenar arroz, sopa, kimchi e namul. No passado era muito utilizado pelas mulheres para acomodar arroz.
Possui de 5 a 9 tamanhos encaixáveis um nos outros e uma tampa no topo. Nos templos budistas, cada monge come sua comida numa tigela de 바리때.

반찬그릇
Utilizado para servir banchans e temperos. Pode ser uma peça única com ou sem divisórias, ou ser encontrado ainda em forma de sets de mesmo tamanho.

술잔
É um cálice utilizado para servir bebidas. O material pode variar, apesar de tradicionalmente ser feito de porcelana e seu tamanho depender do tipo de álcool a ser servido.
Para bebidas como o Makgeolli, é utilizado um recipiente de tamanho maior. Para bebidas como o Yakju (a base de arroz), o cálice pode ter diâmetro de 4 a 5 centímentos, enquanto para Soju, o diâmetro apropriado é de 3 cm e atualmente é popularmente encontrado em material de vidro.

수저
Termo utilizado para definir o conjunto de talheres. Sendo “수” uma abreviação para “숟가락” (colher) e “저” uma partícula abreviativa para “젓가락” (palitinhos). Onde 숟가락 é utilizado para comer arroz ou tomar sopas, e 젓가락 para demais pratos e acompanhamentos.
Há ainda outro tipo de 숟가락, com maior curvatura e profundidade, que é utilizada para tomar bebidas e ponches como 식혜, 수정과, 화채.
Os talheres são feitos em pares e podem possuir padronagens gravadas em suas hastes. Podem ser feitos de latão ou cuproníquel, mas são popularmente encontrados tipos feitos de aço inoxidável e plástico.

UTENSÍLIOS DE COZINHA

Nesta categoria estão inclusos utensílios que são utilizados para preparação dos alimentos. Conheça alguns deles:


Há 솥 de diversos tipos de material, como de ferro fundido, latão e agalmatolite (tipo de pedra). O tipo feito de ferro fundido possui três tamanhos, grande, médio e pequeno. Sendo respectivamente utilizados para fervura de água, cozimento de arroz e fervura de sopas.
Outra característica do 솥 de ferro fundido, é que a depender da região e província, ele possuirá formas diferentes.
Já o 솥 de latão, é utilizado principalmente no preparo de refeições para mais de uma pessoa. Possui fundo plano, bordas achatadas e tampa. No passado, ele foi utilizado em Dangje – rituais xamânicos, onde o arroz era oferecido.
O 곱돌솥, é feito a partir de pedra vulcânica. Nele são feitos principalmente iguarias (별미) a base de arroz e mingau (죽). Seu formato lembra um jarro e ele exige alguns cuidados, principalmente ao ser usado pela primeira vez. Onde é recomendado pincelá-lo com óleo ou óleo de perilla e levá-lo ao forno. Essa exposição tornará a cor da pedra aproximada da cor do carbono. Este procedimento permitirá que ele se mantenha resistente e evite ganhar rachaduras com o tempo.

냄비
É um tipo de panela, com uso versátil, mas que é usada principalmente para fazer sopas e ensopados. A versão tradicional era feita de latão e possuia apenas um cabo cumprido e uma alça de um único lado.
Hoje tanto os tipos feitos de alumínio e latão são encontrados, além de possuir também alças dos dois lados.

뚝배기
Esta panela é feita de cerâmica de barro. Nela, pratos ensopados (찌개) e cozidos (조림 – onde os ingredientes são cozidos em molho temperado, até que o mesmo seja reduzido), costumam ser preparados. Sua forma e tamanho pode variar de província para província. Podendo os de grande porte por exemplo, ter profundidade de 10 a 15 cm.

바가지
Conhecida também como cabaça, este utensílio originário de plantas como a cuieira, tem sido um coringa na cozinha, possuindo inúmeras utilidades.
Sua forma inspirou novos formatos, e hoje é possível encontrar utensílios com as mesmas funcionalidades, em material de plástico e etc.

이남박
Tigela feita de madeira, com ranhuras nas laterais interiores. Especialmente utilizada para lavar e catar grãos de arroz. Para conservar bem 이남박, é recomendado lubrificá-la com óleo e limpá-la com pano seco.

양푼
Tigela de níquel ou latão, que possui diversos tamanhos e é utilizada para preparar massa de tteok (떡), temperar ervas e etc.

바구니
Cesta, utilizada para carregar ingredientes, drená-los antes do cozimento e etc. Possui forma arredondada, é flexível e antigamente era feita de palha,
trigo, bambu, gramíneas, galhos, ramos de salgueiro e etc. Hoje o principal material de sua feitura é o plástico.

소줏고리
Destilador utilizado para fazer Soju (소주). Possui uma estrutura com “barrigas”, torneira e tampa.

시루
Panela de vapor feita de barro ou cerâmica, com pequenos orifícios ao fundo. É utilizado para cozer Tteok (떡) e outras preparações a base de farinha.

LOUÇA PARA ARMAZENAMENTO E FERMENTAÇÃO

São louças utilizadas para armazenar e fermentar alimentos.

뒤주
Este baú de madeira, era amplamente utilizado para armazenar grãos, como arroz, feijão e outros. Faz parte dos utensílios que já não são praticamente mais utilizados.

목판
Tábua xilográfica, utilizada para dar forma a comidas como Tteok (떡), frutas secas e outras prepações. Feita de madeira, possui forma retangular e é utilizada também para armazenar a comida até que seja servida.


É um jarro utilizado para armazenar molhos e kimchi. É uma das mais valiosas e importantes louças de armazenamento e fermentação presente na cozinha
coreana. Os jarros grandes são utilizados para Kimchi (김치) e Doenjang (된장). Enquanto os menores, são utilizados para armazenamento de Gochujang (고추장) e grãos.

Estes são alguns dos principais utensílios de mesa e cozinha coreanos. Entretanto, cabe considerar que este universo muito se diversificou ao longo do tempo, incluindo utensílios ocidentais, com formas e utilidades diversas, outrora pouco presentes na cozinha coreana.

Fonte: Enciclopedia de Cultura Coreana

Deixe um comentário