Mineo – Peixe saudável e saboroso

O verão na coreia é a temporada do Mineo (corvina). Antes da temporada de reprodução, que vai de julho à outubro, o período do meio de maio até agosto, oferece uma abundância de peixes e um pico na qualidade e nutrição. Até os reis, na historia do país, supostamente comeram esse peixe quando o calor do verão diminuía suas energias. O mercado de peixe e frutos do mar do condado de Sinan-gun, uma região considerada o centro dos peixes Mineo desde o começo do século 20 e ainda oferece uma enorme quantidade de maravilhosos pratos.

A palavra mineo significa peixe do povo, o que é irônico considerando que este peixe é agora uma das comidas mais raras na Coreia moderna. Um antigo ditado diz que “a sopa de Mineo é a melhor e a sopa de Domi (pargo) é a segunda melhor”. Uma vez que é abundante o suficiente para pescar e servir ao povo, o Mineo é agora tão distante do povo, enquanto a cavalinha vem tomando espaço na mesa coreana popular .
Vivendo entre 40 – 120 metros abaixo da água, o Mineo se alimenta de pequenos peixes, camarões, moluscos e normalmente vive em águas lamacentas. O peixe também permanece debaixo da água durante o dia e se move para a superfície de noite. Outra característica inclui uma vida útil de 12 a 13 anos e um corpo esguio maior do que 1 metro. Apesar de se parecer muito com um Jogi (corvina amarela), o Mineo é quatro ou cinco vezes maior.
Os coreanos dizem com frequência que se for comer Mineo, coma o maior, não por ele ter mais sabor por ser grande, mas porque os peixes grandes possuem mais cortes especiais considerados iguarias.
Dependendo da região ou do tamanho, o Mineo tem uma diversidade de nomes, como por exemplo uma variedade servida em Seoul ou Incheon que carrega um nome apenas quando seu tamanho é maior do que 4 palmas de mão; Eosregi se refere ao mineo menor que 3 palmos de mão e Gari menor que dois. Antigos registros também mencionam que na Dinastia Joseon o estudioso Jeong Yak Jeon, chamava Myeoneo em seu livro “os mais largos eram longos cerca de 121 a 151 centimetros, com o corpo levemente arredondado, com cores amarelo-branco, preto-azulado. Com boca larga e escamas, o sabor é simples e adocicado adequado para consumir cru ou cozido, apesar de seco ser ainda melhor. A vesícula gasosa dos peixes são usadas como cola’, ele afirma.
A cola feita com o Mineo, chamada de Burepul 부레풀 (Ictiocola – substância obtida a partir da bexiga natatória dos peixes e que quando cozida, forma uma espécie de cola), tem excelentes propriedades adesivas usadas para fazer artesanato tradicional no passado, como Najeonchilgi (Técnica tradicional coreana de produção de louças, organizadores e mobiliários, feitos a partir de madre pérola, talhas de concha de frutos do mar e etc) ou Gakgung (arco feito a partir do chifre de búfalo). Como uma canção tradicional de uma província, contém uma letra onde a cola tem suas qualidades destacadas. A vesícula gasosa é um ingrediente de alta qualidade. E a melhor forma de se consumi-la é crua, depois de separada do Mineo fresco e mergulha-la em óleo de gergelim. A textura macia combinada com leve sabor e pele mastigável resulta numa saborosa satisfação.

Variedades de pratos

A vesícula gasosa do Mineo é maior do que as tipicamente encontradas em outros peixes. O que torna vulnerável ao inchaço que poderia facilmente matá-lo. Portanto, o sangue desse peixe deve ser drenado imediatamente depois dele ser pescado, pois o sangue pode se espalhar pela carne, resultando em um cheiro desagradável. Uma refeição completa de Mineo usa métodos de drenagem, especialmente populares no verão como um fonte de energia.

Para fazer um prato de Mineo, remova primeiro as escamas, já que elas são resistentes e grandes. Em seguida, remova a cabeça e os miúdo, depois corte a carne em dois pedaços. Retire as costelas e então a carne da barriga estará preparada. O corpo é normalmente dividido entre a barriga, que contém uma carne avermelhada, e na parte traseira, de cor esbranquiçada. A pele é também comestível, portanto separe-a cuidadosamente e a mantenha ao lado. A variedade de métodos para cozinhar maximiza o sabor.

Cozinhe preciosidades com a carne da barriga. Corte a pele da barriga em formato de diamante e jogue água quente por cima da pele para que você veja ela se abrir como uma flor. Imediatamente depois coloque-a em água gelada para que a textura firme e vibrante seja ressaltada. Depois separe o resto da carne. Ao redor da barriga, faça cortes grossos da carne vermelha do Mineo e fatie finamente as partes restantes da barriga. Depois de adicionar a vesícula gasosa e a pele separadas primeiro, o Hoe de Mineo estará pronto para ser servido.

Indo para a bexiga da barriga, carne branca e vermelha, e finalmente a pele, cada parte deste peixe oferece um distinto e único sabor e textura, fazendo difícil a tarefa de acreditar que uma variedade de comidas pode vir do mesmo peixe.

O banchan Mineojeon (panqueca de corvina) é outro deleite. Empane os filés de Mineo com farinha, ovo, sal e pimenta e frite até que fique crocante. Uma mordida nesta crocante panqueca oferece um simples sabor salgado, enquanto a carne a gordura trabalham em perfeito equilíbrio.

A última refeição é o Mineotang (ensopado de corvina), que dá ao peixe o título de melhor comida coreana de verão, no que se refere a saúde. Já que os coreanos acreditam que podem suportar o calor do verão se aquecendo, este ensopado gordo e rico é um dos alimentos mais populares da temporada no país. Primeiro, faça uma base limpa de sopa com os ossos mais grossos do Mineo, como um caldo e ossos comum, Adicione vegetais para fazer o Jiritang, e para a versão apimentada do Maeuntang é possível adicionar pó de pimenta vermelha e óleo de gergelim.

A Ilha de Imja em Sinan-gu é o maior habitat de Mineo do país, e, portanto, a região com as melhores e mais frescas refeições feitas de Mineo.

A maioria dos Mineos entregues em cidades como Mokpo, Incheon e Seul são pescados na ilha. Se escolher um dos itens do menu for difícil, um menu completo com Mineo cru, salada crua picante de Mineo, panquecas e ensopado, podem ser uma excelente pedida para uma experiência completa. Desde que muitos lugares oferecem cortes especiais da bexiga ou pele, essa opção oferece uma experiência integral do Mineo.

Durante a temporada de desova, os Mineos machos geralmente oferecem um sabor melhor do que as fêmeas com ovos, além de possuírem carne extra. Por trás do sabor, o Mineo oferece incontáveis benefícios a saúde como auxílio na digestão, estimulando o crescimento muscular e restaurando as energias. Além de ser um bom ingrediente para dietas, anti envelhecimento e rejuvenescimento da pele. No geral, o saudável Mineo é considerado agora uma comida de luxo, perfeita para nutrir o corpo e oferecer um deleite gastronômico.

Este artigo foi publicado originalmente na Korea Magazine sob autoria de Park Ji Na, e pode ser conferido aqui. A tradução para português é de autoria de Bárbara Barreto e Camila Figueiredo.

Deixe um comentário